Não sabe como melhorar as conversões do seu e-commerce? Esse é um problema super comum entre os proprietários de lojas virtuais e que pode ser resolvido seguindo algumas regras básicas. Para te ajudar, separamos seis super dicas. Confira!
1. Defina o público-alvo
Parece óbvio, mas muitas vezes esse ponto passa despercebido, até porque no princípio não é tão simples assim de definir esse público. Isso pois, no começo de uma loja, você não consegue saber exatamente quem eles são, só o que chamamos de “possível público-alvo”. Como fazer então? Primeiro é importante traçar um perfil de quem seriam seus possíveis clientes. Assim conseguimos estabelecer melhor as campanhas e tentar encontrar essas pessoas para ofertar seus produtos. Com o tempo – e as conversões em vendas – fica mais simples mensurar quem são essas pessoas, onde elas estão, quais os seus hábitos e então, monitorar de maneira mais acertada. Tenha apenas em mente que mesmo que não seja possível acertar 100% em um primeiro momento, o estudo DEVE ser feito para que você possa definir os passos do seu marketing.
2. Oferte diferentes formas de pagamento
Um erro enorme em lojas virtuais é limitar as opções de pagamento do cliente. Embora hoje em dia seja muito simples usar o cartão de crédito, muitas pessoas preferem o pagamento por débito ou boleto, por exemplo. Assim, trabalhe com diversas bandeiras de cartão de crédito e não exclua as demais possibilidades. Assim o cliente se sente à vontade para optar pela maneira que prefere ou seja melhor naquele momento.
3. Faça promoções e ofertas sazonais
Datas sazonais/comemorativas são responsáveis pelos maiores períodos de vendas das lojas. Assim, é importante ter em mente - e no calendário – quais e quando elas são para criar ações promocionais. Dia nas mães, namorados, black friday, Natal… tudo isso movimenta o comércio e deve ser estudado para alavancar suas vendas. Pense em descontos em produtos selecionados, facilidade no pagamento, cupons, ou o que for. Pense como consumidor e veja o que te convenceria a comprar.
4. Faça uso de links patrocinados
Muitas vezes a sua loja está OK, você fez uma ótima pesquisa de público, mas parece que as pessoas não chegam até ela. Uma opção interessante para dar um empurrão nas conversões é usar links patrocinados como o Google AdWords ou FacebookAds. Dessa maneira você consegue atrair o seu público, divulgar o seu site e até mesmo fazer promoções e ofertas pontuais. Além disso, ao usar essas ferramentas você consegue monitorar os acessos e conversões e saber acertadamente o que deve ser alterado nas suas campanhas com rapidez.
5. Interaja com o seu público
Como conversar com o seu público se está em uma loja virtual? Simples: através das redes sociais. Através delas é possível não apenas mostrar mais sobre a sua marca e seus produtos/serviços como também criar uma relação mais estreita com o seu público e receber comentários, feedbacks e até mesmo criar promoções. Não investir na comunicação social é inclusive um erro para qualquer tipo de negócio.
6. Tenha um canal de contato direto
Pode ser um chat online, um telefone, um canal de suporte, campo de “fale conosco, redes sociais. Qualquer um desses ou até mesmo mais de um. O importante é estar disponível para o seu cliente quando e onde ele precisar de você. Assim ele sente mais confiança na relação loja-consumidor e a conversão é mais garantida que se ele tentar um contato com você e não conseguir.